Mostra “Vida Que Segue”, apresentação detalhada

Espalhe!

A pandemia de COVID-19 nas ruas do Brasil e do mundo – 2020/2022

A COVID parou o mundo, a gente fala, sem pensar muito. Mas o mundo não parou. Para cada trabalhador que deixou o escritório e passou a fazer home office, centenas continuaram saindo às ruas para ganhar o sustento, para ajudar parentes, amigos e desconhecidos, para respirar, para não pirar. A vida seguiu. A vida segue.

Mesmo quando tudo parou, a vida continuou, o ser humano deixou o conforto do lar (ou seguiu sem um). Correndo risco de vida, sem entender completamente o que estava acontecendo. Quem, dessas pessoas que Maneco viu passar, ainda está sobre a Terra? Quais sobreviveram à pandemia, quais vivem somente em fotografias e memórias? É vida que segue. Segue na ausência, segue na presença.

Nesta coleção de fotografias de rua, Maneco documenta humanos em meio a um evento global. Um planeta unido pelo medo e pela confusão. Em cada máscara e em cada conversa distante, e no cansaço de cada olhar. Seja em São Paulo ou Salvador, ele joga sua luz única sobre um dia-a-dia que toma ares surreais, pautado por protocolos de segurança, e torna lírica a realidade de quem saiu às ruas durante esse momento que persiste. É vida que segue.

Laura Prado, curadora

Sobre a exposição

Durante o início do ano de 2023 organizei as imagens que produzi nos últimos 2 anos, reunindo cerca de 100 imagens que faziam o recorte que eu gostaria de apresentar sobre a pandemia de COVID-19, dentro da linguagem da fotografia de rua, que eu venho trabalhando desde 2013. Convidei duas pessoas muito próximas para fazer a curadoria das imagens, Alexandre Andrade, artista visual, designer e consultor sobre design thinking, com quem estudei na UFBA e trabalhei por muitos anos na Desinging Projetos Visuais, e Laura Prado, fotógrafa, jornalista, escritora, e minha cunhada e maior incentivadora na fotografia. Entreguei as 100 imagens para eles, e depois de algumas semanas nos reunimos e fomos decupando todo o conjunto de imagens que daria forma à exposição “Vida Que Segue”. A primeira montagem com todas as 24 imagens selecionadas, e com toda a estética definida para a mostra, aconteceu na Passagem Literária da Consolação, à convite de Ricardo Biserra e Alice Cordeiro, do Coletivo Olhar Plural. Em 1º de abril abrimos a mostra.

Sobre a pandemia e a fotografia de rua exposta na mostra Vida Que Segue

A pandemia foi (e ainda é) um período de intensa reflexão para muitos artistas. Maneco Magnesio não ficou alheio a isso. 

“A foto de rua invade o espaço da pessoa, ela traz pro público o mais íntimo do ser humano.”, diz Maneco. Fotógrafo, músico, e artista plástico amazonense, Manoel Medeiros Guimarães Neto, mais conhecido como Maneco Magnesio, tenta dar vida ao cotidiano. 

“Você percebia na cara das pessoas um ar de desespero durante a pandemia. Sair de casa pra ir trabalhar correndo risco de vida.” 

Maneco gosta de trabalhar com cor. “Preto e branco tem seu lugar, mas na fotografia de rua, a cor equilibra a composição.” Ele vê o ser humano como metáfora do momento da sociedade. “A pessoa passou, entrou no metrô e sumiu. É espontâneo, não dá pra voltar e falar com a pessoa.” 

É a arte documental. O Renascimento trouxe pintores como descritores da vida cotidiana e os fotógrafos cumprem esse papel, hoje. 

“Eu vi esse receio, esse temor de sair na rua, mas a obrigação de sair, por conta do emprego, do que fosse. É um momento interessante para a humanidade. Eu queria capturar isso.”

O nome da exposição, “Vida que Segue”, remete ao momento que vivemos e continuamos vivendo. Celebremos quem se foi, lembremos esse momento que vivemos, mas vamos em frente. Não é possível parar. A vida segue firme, apesar de todos que se foram.

Laura Prado, curadora.

A Mostra Vida Que Segue foi montada em três cidades neste ano de 2023.

Em abril montamos na Passagem Literária da Consolação, em São Paulo, capital.

Em junho montamos na cidade de Suzano, São Paulo, no Centro de Educação e Cultura Francisco Carlos Moriconi. Assista aqui a entrevista que concedi para a TV Diário, afiliada da Rede Globo em Suzano e Mogi das Cruzes: https://globoplay.globo.com/v/11752630/

Em agosto participou do Festival de Fotografia de Paranapiacaba (@ffparanapiacaba). Foi montada no coreto, no centro da Vila de Paranapiacaba, município de Santo André, São Paulo.

A mostra “Vida Que Segue” foi criada por mim, por Alice Cordeiro  e por Ricardo Biserra. Com curadoria de Alexandre Andrade e Laura Prado.

Expografia
Mural feito em madeirite (tapume) rosa, com fotografia e cartazes colados, no estilo lambe. 24 fotos e alguns cartazes com frases, letras de música e adesivos.

Seguem as imagens das mostras

Passagem Literária da Consolação, São Paulo-SP
Fotos: © Magnesio

Centro de Educação e Cultura Francisco Carlos Moriconi, Suzano-SP.


Fotos: © Cultura de Suzano

Festival de Fotografia de Paranapiacaba (@ffparanapiacaba). Coreto, Vila de Paranapiacaba, Santo André-SP.


Fotos: © Rafaela Neves/@ffparanapiacaba

Abaixo seguem as fotos que fazem parte da série
© Magnesio 2023. Fotografias protegidas pela Lei de Direitos Autorais – Lei nº 9.610.


Espalhe!
Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *