MOSTRA VIDA QUE SEGUE
A pandemia de COVID-19 nas ruas do Brasil e do mundo – 2020/2022
A COVID parou o mundo, a gente fala, sem pensar muito. Mas o mundo não parou. Para cada trabalhador que deixou o escritório e passou a fazer home office, centenas continuaram saindo às ruas para ganhar o sustento, para ajudar parentes, amigos e desconhecidos, para respirar, para não pirar. A vida seguiu. A vida segue.
Mesmo quando tudo parou, a vida continuou, o ser humano deixou o conforto do lar (ou seguiu sem um). Correndo risco de vida, sem entender completamente o que estava acontecendo. Quem, dessas pessoas que Maneco viu passar, ainda está sobre a Terra? Quais sobreviveram à pandemia, quais vivem somente em fotografias e memórias? É vida que segue. Segue na ausência, segue na presença.
Nesta coleção de fotografias de rua, Maneco documenta humanos em meio a um evento global. Um planeta unido pelo medo e pela confusão. Em cada máscara e em cada conversa distante, e no cansaço de cada olhar. Seja em São Paulo ou Salvador, ele joga sua luz única sobre um dia-a-dia que toma ares surreais, pautado por protocolos de segurança, e torna lírica a realidade de quem saiu às ruas durante esse momento que persiste. É vida que segue.
Laura Prado, curadora.
A Mostra Vida Que Segue foi montada em três cidades neste ano de 2023.
Em abril montamos na Passagem Literária da Consolação, em São Paulo, capital.
Em junho montamos na cidade de Suzano, São Paulo, no Centro de Educação e Cultura Francisco Carlos Moriconi.
Em agosto participou do Festival de Fotografia de Paranapiacaba (@ffparanapiacaba). Foi montada no coreto, no centro da Vila de Paranapiacaba, município de Santo André, São Paulo.
A mostra “Vida Que Segue” foi criada por mim, por Alice Cordeiro e por Ricardo Biserra. Com curadoria de Alexandre Andrade e Laura Prado.
Expografia
Seguem as imagens das mostras
Passagem Literária da Consolação, São Paulo-SP
Fotos: © Magnesio
Centro de Educação e Cultura Francisco Carlos Moriconi, Suzano-SP.
Fotos: © Cultura de Suzano
Festival de Fotografia de Paranapiacaba (@ffparanapiacaba). Coreto, Vila de Paranapiacaba, Santo André-SP.
Fotos: © Rafaela Neves/@ffparanapiacaba
Abaixo seguem as fotos que fazem parte da série: